Wushu, a arte marcial chinesa!

Wushu: Segundo Roig (1990?), junto ao processo de descoberta e conquista do meio em que vive, o homem passou a formar bases de uma ciência médica, através de conhecimentos intuitivos e culturais herdados de seus ancestrais. A esta ciência foram somadas técnicas e estratégias militares, onde podemos dizer que o Wushu passou a ser o resultado da intelectualidade do homem no contexto social e geográfico.

Através da prática do Wushu foram alcançados ótimos resultados, como a melhora da capacidade física, habilidades em auto defesa, melhora da auto-estima, melhora da saúde em geral e o enriquecimento da sua bagagem cultural.

Durante as dinastias Quin e Han e no período dos Três Reinos (221 ac. – 280 ac.), existiam vários tipos de lutas populares entre militares e civis. Com o passar do tempo estas técnicas foram se diferenciando e mesmo praticadas juntas, acabaram apresentando características distintas.

O Wushu passou a fazer parte do conteúdo técnico dos campos militares, como representações artísticas e como parte da educação de príncipes e acadêmicos. Passou a ser um requisito básico para a seleção de soldados oficiais no século XI ac e exames imperiais, menciona Queirós (1992).

Wushu significa Arte Marcial em chinês!

Queirós (1992) ainda afirma que foram realizadas grandes competições onde eram selecionados soldados para compor os batalhões do exército, as competições também tinham o propósito de entretenimento, proporcionando momentos de lazer para as pessoas. Durante esta mesma época, outra forma de entretenimento foi criada, o “Wulin” ou prática da dança.

Segundo o autor acima citado, durante as dinastias Song e Yan, o Wushu teve um novo estímulo, se expandindo tanto pela zona rural quanto pela cidade, tornando-se em evidência no meio esportivo. Nas dinastias Ming e Quing ( século XIV ao início do século XX), o Wushu passou a se desenvolver em grande escala com a formação de várias escolas.

Com a criação das armas de fogo e a utilização das mesmas em atividades militares, o Wushu foi sistematizado para se tornar uma atividade esportiva por excelência, sem perder sua essência marcial.

Em 1º de outubro de 1949, com a fundação a República Popular da China, o Wushu passou a ter um grande incentivo do governo, passando a ser um componente da cultura física socialista.